quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A queilite actínica


A queilite actínica é um tipo de queilite, que é a inflamação dos lábios. Esta é a contrapartida de ceratose actínica, que é uma doença de pele. Em queilite actínica, há espessamento da pele do lábio e não há descoloração esbranquiçada do vermelhão do lábio (a junção do vermelho do lábio e pele). Assim, uma das mais proeminentes sintomas queilite actínicas inclui a perda da fronteira aguda do vermelho do lábio e da pele. O lábio pode também tornar-se ligeiramente escamosa na aparência. Em fases posteriores, também pode haver endurecimento. Estas lesões são geralmente indolor na natureza. Dada a seguir são as diversas causas de queilite actínica e alternativas de tratamento.

Causas queilite actínica

A queilite actínica é causada devido à exposição excessiva e crônica aos raios ultra-violeta radiações. Esta é a razão pela qual pessoas de pele clara são mais suscetíveis a sofrer com esta condição, pois eles têm menos melanina. Isso também é mais comumente visto em idosos de pele clara machos. Tem havido especulação de que outros fatores podem desempenhar um papel vital em promover a progressão desta doença. Esses fatores incluem o uso de irritação do tabaco, para os lábios, devido a fatores físicos ou químicos (como usando um batom que tem alérgenos no mesmo), etc Às vezes, muito pobres dentaduras higiene oral e mal ajustadas e próteses também podem ser responsável por agravar esta condição.

Tratamento A queilite actínica

O tratamento para a queilite actínica inclui o uso de medicamentos como 5-fluoroucil. Isso é útil para difusa, mas menor queilite actínica. Este mecanismo de acção de drogas é a de que ele bloqueia a síntese de ADN. Esse tratamento geralmente leva cerca de uma quinzena de um mês para produzir qualquer tipo de resultados visíveis. Inicialmente haverá inflamação com ardor, vermelhidão e erosão das lesões. Cerca de metade dos pacientes respondem muito bem a esta terapia e se diz ter entrado em remissão completa. Outra droga que é dito ter efeitos muito bons é imioquimod. Este é um modificador de resposta imune e, portanto, que promove uma resposta imunitária na pele, o que leva à morte e à erosão do crescimento epidérmico e remissão da erupção nos lábios. Assim, ele também ajuda a prevenir qualquer recorrência das lesões.

Existem, no entanto, muitos casos que não respondem de forma adequada para medicamentos. Nesses casos, outras opções incluem procedimentos como um criocirurgia e eletrocirurgia. Este é especialmente o tratamento de escolha para pequenas lesões de queilite actínica. Criocirurgia envolve a aplicação de azoto líquido como um spray de aberto. A anestesia local não é necessária, como tal, mas se houver necessidade de tratamento do lábio inteiro, então o procedimento pode acabar sendo muito doloroso. No entanto, este tratamento é dito para ter uma taxa de sucesso muito elevada e assim é o tratamento de escolha para áreas focais de queilite actínica. Eletrocirurgia é um tratamento alternativo que requer anestesia local. No entanto, ambas estas técnicas podem conduzir a danos no tecido adjacente e, portanto, pode retardar a cura e levar à formação de cicatriz.

Um procedimento relativamente nova de lidar com esta condição envolve o uso de laser de dióxido de carbono para a ablação do vermelhão. No entanto, este procedimento também corre o risco de infecção secundária resultante e cicatrizes. O peeling químico é uma outra opção que as pessoas podem optar por, com 50% de ácido tricloroacético, embora os resultados não foram satisfatórios.

Isso foi tudo sobre as diversas causas e opções de tratamento para lidar com a queilite actínica. Esta é uma condição grave que precisa ser tratada. Uma vez que as lesões são normalmente assintomática, as pessoas tendem a adiar a obtenção da condição diagnosticada e tratada. No entanto, é preciso entender que esta é uma condição pré-maligna, isto é, se deixada sem tratamento por muito tempo, pode evoluir para carcinoma epidermóide oral. Assim, queilite actínica precisa ser diagnosticada e tratada de forma prioritária, já que é uma condição perigosa cutânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário